Remake de "Esmeralda" estreia segunda-feira no México
Estreia nesta segunda-feira (13), pelo Canal Las Estrellas da Televisa, no México, às 16h30, o remake da novela Esmeralda, sucesso lá e aqui quando exibida pelo SBT, em 1997. E espero que o canal do tio Silvio Santos não demore para transmitir por aqui!
Assista ao trailer abaixo:
Sin Tu Mirada (Sem Teu Olhar) é estrelada por Claudia Martín (Marina) e Osvaldo de León (Luis Alberto). Na primeira versão mexicana, os protagonistas foram Leticia Calderón (Esmeralda) e Fernando Colunga (José Armando). A história narra a vida de um casal de bebês que são trocados porque a menina nasce aparentemente morta, mas sobrevive e tem uma vida pobre e sofrida, ainda mais por ser cega. Enquanto isso, o menino cresce junto aos pais adotivos (sem saber) em meio ao luxo. E aí, o destino une os dois pelos laços da paixão e aí o trem desenrola como toda boa novela mexicana cercada de uma boa vilã.
A trama original foi escrita por Delia Fialo, e foi produzida em preto e branco na Venezuela no ano de 1970, tendo o casal principal interpretados por Lupita Ferrer (aqui conhecida como a vilã da novela Rosalinda) e José Bardina.
Em 1984, a RCTV produziu uma nova versão, dessa vez em cores e com o nome de Topacio. Essa novela foi transmitida pelo SBT (na época TVS), em 1992 com o título de Topazio, e tinha como protagonistas Grecia Colmenares (Topázio) e Victor Cámara (Jorge Luis). Segundo o blog Viva o Drama!, anovela foi transmitida às 22h por aqui e foi um calo no pés das demais emissoras. Eu não me lembro de nada disso, pois era criança e em casa só se via novelas da Globo (e eu queria morrer porque todos meus colegas assistiam a Carrossel e eu não!).
E aí, a Televisa comprou os direitos da trama da protagonista cega e produziu o grande sucesso em 1997. O SBT, parceira da emissora, a transmitiu por aqui, como eu já falei, mas só no ano de 2000. Eu e minha finada avó adorávamos!
O SBT, querendo produzir remakes de grandes sucessos mexicanos, adquiriu os direitos de fazer a versão brasileira da novela em 2004. Eu já não acompanhei tanto porque ainda tinha a história fresca na memória da versão original mexicana. Minha mãe assistia, e gostava muito. Quem deu vida à cega Esmeralda foi Bianca Castanho, e Cláudio Lins viveu José Armando. Ah, para né! Depois de acompanhar a trama com o belíssimo par de atores mexicanos num dava para seguir o remake! Mas, a novela até que foi bem no ibope.
Agora, 20 anos depois, a Televisa busca repetir o sucesso da trama. Lá é tendência, há muitos anos, os remakes que eu, particularmente, não gosto não. As tramas que passaram por aqui sendo remakes das originais mexicanas deformaram a história porque não a seguem, apenas se inspiram e mudam tudo. Foi assim com Abismo de Paixão (Canavial de Paixões), Coração Indomável (Marimar) e A Gata (Maria do Bairro). Mas, achei o casal de Sin Tu Mirada tão lindo que espero ver pelas nossas terras tupiniquins! Muita merda à Televisa!